Atitude dos educadores frente à expressão da sexualidade da pessoa com deficiência mental / Attitude of teachers facing the expression of sexuality of people with mental disabilities - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/Rlagg.v.1.i2.309317

Autores

  • Rita de Cássia Costa Teixeira Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Sexualidade, Deficiência mental, Educação Afetivo-sexual

Resumo

Este trabalho, tem como principal objetivo identificar quais são as atitudes dos educadores frente às expressões da sexualidade, do adolescente com deficiência mental, no espaço escolar. O estudo foi desenvolvido mediante pesquisa bibliográfica e análise de atos normativos específicos sobre educação inclusiva e educação afetivo-sexual. Constatou-se que a maioria dos educadores repreendeu as expressões de sexualidade dos adolescentes sem, contudo, apontar comportamentos socialmente aceitáveis. As informações obtidas através de observação em uma escola municipal de ensino especial de Belo Horizonte, permitiram concluir que dentre os motivos apresentados para a não inclusão da temática Educação Afetivo-Sexual no trabalho com deficientes mentais, está a dificuldade dos educadores de aceitar que a sexualidade desses sujeitos passa por todos os estágios de desenvolvimento das pessoas ditas normais.

 

Biografia do Autor

Rita de Cássia Costa Teixeira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestranda pela Universidade do Estado de Minas Gerais, pedagoga, especialista em Educação Afetivo-sexual pelo Instituto PROMINAS, membro do GEMATEC/CEFET-MG (Grupo de Estudo das Metáforas Modelos e Analogias no Ensino de Ciências e do NAMMES (Núcleo de Pesquisa das Analogias, metáforas e Modelos na Educação Sexual coordenados pelo Professor PHD Ronaldo luiz Nagem.

Downloads

Publicado

2010-10-19

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos