Pobreza e problemas sociais no interior Brasil da Primeira República: o caso de Alfenas-MG

Autores

  • Alisson Eugênio Universidade Federal de Alfenas

Palavras-chave:

pobreza, requerimentos e problemas sociais.

Resumo

Esse texto é resultado de um estudo cujo objetivo é investigar alguns aspectos da pobreza na cidade de Alfenas. Para isso foram utilizados os requerimentos dos seus cidadãos, nos quais há diversas solicitações ao agente executivo municipal (termo utilizado para designar o cargo equivalente à função de prefeito) e à Câmara dos vereadores. Dessa documentação foram retiradas as informações relativas à pobreza, que serão utilizadas como indicadoras de desigualdades sociais em um dos mais prósperos municípios do Sul de Minas Gerais na época da Primeira República, para saber como as demandas dos pobres eram fundamentadas e, com isso, como elas podem contribuir para a compreensão dos problemas enfrentados pela população pobre na luta diária pela subsistência. 

Biografia do Autor

Alisson Eugênio, Universidade Federal de Alfenas

Alisson Eugênio é professor de História do Brasil na Universidade Federal de Alfenas desde 2009. É doutor em história econômica pela Universidade de São Paulo (2008) e pós-doutor pela UFMG (2010). Autor de Fragmentos de liberdades: as festas religiosas das irmandades de escravos em Minas Gerais na época da Colônia (FAOP: 2007, E-papers: 2ª ed. 2010), Reforming habits: the struggle against poor healt conditions in 19th Brazil (Verlag: 2010), Arautos do progresso: o ideário médico sobre saúde pública no Brasil na época do Império (Edusc: 2012), Fontes para o estudo da história de Alfenas. Alfenas, Universidade Federal de Alfenas, 2013, Unifal-MG: História de uma instituição centenária, Alfenas, Universidade Federal de Alfenas, 2015 e Lágrimas de sangue: a saúde dos escravos no Brasil da época de Palmares à Abolição. São Paulo, Alameda, 2016

Downloads

Publicado

2017-07-27

Como Citar

EUGÊNIO, A. Pobreza e problemas sociais no interior Brasil da Primeira República: o caso de Alfenas-MG. Revista de História Regional, [S. l.], v. 22, n. 1, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/9540. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos