Criminalidade, resistência escrava e abolicionismo na Colônia Leopoldina, Bahia (1800-1888)

Autores

  • Ricardo Tadeu Caires Silva UNESPAR

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a relação entre a criminalidade escrava e derrocada da escravidão na Colônia Leopoldina, localizada ao sul da província Bahia, no período compreendido entre 1880-1888. Inicialmente concebida para ser uma colônia de imigrantes estrangeiros composta por pequenos núcleos familiares, a localidade logo se transformou num empreendimento voltado para a agricultura agroexportadora com base no trabalho escravo e no cultivo de café. Com a crise de braços provocada pelo fim do tráfico negreiro com a África e o incremento do tráfico interprovincial, os proprietários passaram a enfrentar diversos problemas no que se refere à administração da escravaria ali existente. A maximização da exploração da mão de obra cativa, aliada ao crescimento da campanha abolicionista na região e à resistência escrava, deu origem a uma série de violentos conflitos entre senhores e escravos, os quais acabaram por acirrar as contradições entre as referidas classes sociais e interferir no processo de abolição da escravidão na região.

Biografia do Autor

Ricardo Tadeu Caires Silva, UNESPAR

Possui Graduação (1997) e Mestrado (2000) em História pela Universidade Federal da Bahia, e Doutorado pela Universidade Federal do Paraná (2007). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Paraná- Unespar, lotado no Colegiado de História da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí-Pr. Também leciona no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Formação Docente Interdisciplinar -PPIFOR, do qual é vice-coordenador. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: Bahia, escravidão, século XIX, legislação emancipacionista, ações cíveis de liberdade; Lei 10.639/03 e o ensino de História e cultura africana e afro-brasileira e a educação dos negros no Brasil.

Downloads

Publicado

2016-08-02

Como Citar

SILVA, R. T. C. Criminalidade, resistência escrava e abolicionismo na Colônia Leopoldina, Bahia (1800-1888). Revista de História Regional, [S. l.], v. 21, n. 1, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/8924. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Escravidão, Direito e Região