Por meu filho e por Minas – os crimes dos escravos em Castro – PR, segunda metade do XIX

Autores

  • Ilton Cesar Martins Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Palavras-chave:

processos-crime, cotidiano, tensões, Castro, Paraná

Resumo

Analisar as tensões através de documentação do judiciário envolvendo senhores, escravos, livres e libertos na segunda metade do século XIX, na cidade de Castro – Província do Paraná, é o que se persegue aqui. Mas, apesar de nos debruçarmos sobre a legislação da época, o funcionamento da justiça e de seus agentes, nossa preocupação maior é problematizar as relações cotidianas que os processos-crime analisados permitem entrever. Os crimes praticados por escravos - ou contra eles - e que se tornaram públicos pelas denúncias e processos que se estabeleceram para seu esclarecimento, revelam uma rede bastante ampla de relações que se faziam presente na sociedade escravista. Ao buscar os detalhes do ocorrido, os responsáveis por registrar o incidente iam além, permitindo que as horas, os lugares, os contatos travados, as conversas realizadas “a boca pequena” ou assuntos “de voz pública” fossem anotados e acabaram por permitir que visualizássemos, mesmo que por uma estreita fresta, o cotidiano de outros tempos. Por outro lado, os crimes, ou mais precisamente seu registro, revelam a um só tempo a tensão sempre presente na sociedade escravista, mas, por outro, demonstram a capacidade dos indivíduos em perceber o seu contexto e tentar agir sobre ele. Na maioria dos casos as soluções encontradas pelos escravos passaram por uma resignação devidamente calculada, uma obediência estratégica, ou ações mais propositivas e, muitas vezes, violentas. Dialogando com a historiografia brasileira sobre a temática, problematizaremos a relação cotidiano, noções de justo e de justiça numa localidade marcada pelo intenso trânsito de homens no seu ir e vir tropeiro.

Biografia do Autor

Ilton Cesar Martins, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Professor Adjunto do Colegiado de História da Universidade estadual do Paraná - UNESPAR. Mestre e Doutor em História: cultura e poder pela Universidade Federal do paraná. Pós Doutor em HISTÓRIA, CULTURA & IDENTIDADES pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2016-08-02

Como Citar

MARTINS, I. C. Por meu filho e por Minas – os crimes dos escravos em Castro – PR, segunda metade do XIX. Revista de História Regional, [S. l.], v. 21, n. 1, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/8897. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Escravidão, Direito e Região