A problemática espacial e a história ambiental

Autores

  • Haruf Salmen Espindola Univale

Palavras-chave:

História Ambiental, Espaço, Espacialidade, Escala, Território,

Resumo

A proposta de discutir a problemática espacial para a história ambiental nos remete à questão do espaço e de como o imaginamos, bem como à relação entre história-geografia. A história ambiental, mas que outros ramos da ciência histórica, deve se voltar para o espaço, para se perguntar como  a escala afeta os fenômenos socioambientais. Esse artigo está dividido em três partes: primeiro se discute os conceitos de poder e território, para em seguida examinar a problemática da escala do tempo e dos agenciamentos, finalizando com  a reflexão sobre as implicações da escala para a investigação em história ambiental

Biografia do Autor

Haruf Salmen Espindola, Univale

Haruf Salmen Espindola  é professor titular da Universidade Vale do Rio Doce – Univale; Coordenador do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Gestão Integrada do Território – GIT/Univale. É licenciado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em História Política pela Universidade de Brasília e Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2015-12-16

Como Citar

ESPINDOLA, H. S. A problemática espacial e a história ambiental. Revista de História Regional, [S. l.], v. 20, n. 2, 2015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/8063. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê As delimitações espaciais na pesquisa em história ambiental