Problematizando as representações do mundo natural como delimitação espacial em História Ambiental: Entre a Araucarilandia e a Floresta Ombrófila Mista

Autores

Palavras-chave:

Delimitação Espacial, História Ambiental, Floresta Ombrófila Mista

Resumo

O presente artigo busca entender como a Floresta com de Araucárias era compreendida como uma floresta homogênea na primeira metade do século XX e como heterogênea no final do século, para, a partir desse exemplo, problematizar os recortes espaciais em história ambiental. Não se trata, aqui, de uma história das controvérsias científicas, de como das primeiras classificações como “Araucarilandia” mudaram para a atual classificação de Floresta Ombrófila Mista (FOM), mas de abordar fontes da tecnoburocracia, governamental e empresarial, para entender a mudança na representação da floresta. As conclusões apontam que as condições técnicas de exploração econômica para exportação da Mata de Araucária levaram a destacar sua relativa homogeneidade, portanto, não se tratava apenas de uma diferença na composição arbórea, ademais, o aparato de “racionalização” tendia a reduzir a floresta a sua dimensão econômica. Já a heterogeneidade da Floresta Ombrófila Mista não é apenas o resultado de um estudo atento de biogeografia, mas acompanha uma tendência de valorização da sociobiodiversidade, com os debates ambientais da segunda metade do século XX. O que nos leva a postular que as delimitações espaciais de toda boa narrativa histórica devem ser construídas junto com a problemática de pesquisa e não ser um dado a priori.

Biografia do Autor

Ely Bergo de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (1999), mestrado (2004) e doutorado(2008) em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, onde orienta no Programa de Pós-graduação em História nos seguintes temas: História Ambiental; Históiria das Ciênicas e das Técnicas; História do Brasil República.

Downloads

Publicado

2015-12-16

Como Citar

CARVALHO, E. B. de. Problematizando as representações do mundo natural como delimitação espacial em História Ambiental: Entre a Araucarilandia e a Floresta Ombrófila Mista. Revista de História Regional, [S. l.], v. 20, n. 2, 2015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/8053. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê As delimitações espaciais na pesquisa em história ambiental