Mito e história de um posseiro do Brasil Colonial nos Sertões de Araraquara

Autores

  • Fransérgio Follis Centro Universitário Central Paulista - UNICEP

Palavras-chave:

posseiros, sesmeiros, conflito de terras, Brasil Colonial, Sertões de Araraquara

Resumo

Analisando a farta documentação reproduzida, mas pouco explorada e analisada, pela bibliografia que aborda o povoamento dos extensos Sertões de Araraquara, esse artigo busca (re)construir a trajetória histórica do posseiro Pedro José Neto nessa região nas últimas décadas do período colonial. Para isso, entretanto, fez-se necessário desconstruir a versão histórica propagada por uma bibliografia regional ufanista e pouco científica, que baseada em especulações e hipóteses infundadas, transformou esse posseiro num mito dos sertões paulistas, um herói regional civilizador que contra todas as diversidades dos inóspitos sertões teria conquistado imensas porções de terras e se constituído no fundador da freguesia de Araraquara.

Biografia do Autor

Fransérgio Follis, Centro Universitário Central Paulista - UNICEP

Graduado e Mestre em História pela UNESP/Franca e Doutor em Sociologia pela UNESP/Araraquara. Professor do Centro Universitário Central Paulista - UNICEP.

Downloads

Publicado

2016-08-02

Como Citar

FOLLIS, F. Mito e história de um posseiro do Brasil Colonial nos Sertões de Araraquara. Revista de História Regional, [S. l.], v. 21, n. 1, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/7873. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos