Imprensa Negra no Rio Grande do Sul: “Raça” e Gênero na Campanha ao Monumento da “Mãe Preta” (1920-1930)

Autores

  • Maria Angélica Zubaran PPGEDU/ULBRA
  • Bianca Salazar Guizzo

Palavras-chave:

Imprensa Negra, História Regional, Raça, Gênero

Resumo

O presente estudo analisa a imprensa negra do Rio Grande do Sul, em particular, as narrativas em defesa da construção de um monumento em homenagem à “Mãe Preta” no jornal O Exemplo, em Porto Alegre (1892-1930). Pretende-se mapear, discutir e problematizar as representações étnico-raciais e de gênero mais recorrentes produzidas nesse artefato cultural. O objetivo do trabalho é investigar a imprensa negra do Rio Grande do Sul, mais especificamente, o jornal O Exemplo e avaliar de que forma os afro-rio-grandenses estrategicamente se apropriaram do debate cultural gerado em torno da construção do monumento à “Mãe Preta” na “grande imprensa” do Rio de Janeiro. Busca-se demonstrar que a imprensa negra do Rio Grande do Sul participou do intercâmbio de ideias em torno da construção do monumento à “Mãe Preta” e se articulou a um fluxo diaspórico e híbrido de trocas culturais na década de 1920.

Biografia do Autor

Maria Angélica Zubaran, PPGEDU/ULBRA

Doutora em História (State University of New York). Pós-doutora em História pela Birkbeck College (London University). Professora Adjunta do Curso de História e do Mestrado em Educação da Universidade Luterana do Brasil.

Bianca Salazar Guizzo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Su. Professora Adjunta do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Universidade Luterana do Brasil.

Downloads

Publicado

2015-08-26

Como Citar

ZUBARAN, M. A.; GUIZZO, B. S. Imprensa Negra no Rio Grande do Sul: “Raça” e Gênero na Campanha ao Monumento da “Mãe Preta” (1920-1930). Revista de História Regional, [S. l.], v. 20, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/7285. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos