Vale de Lágrimas: mulheres recolhidas no sertão de Minas Gerais na segunda metade do século XVIII

Autores

  • Ana Cristina Pereira Lage Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Palavras-chave:

recolhimento, educação, gênero

Resumo

Pretende-se discutir os indícios de letramento religioso na Casa de Oração do Vale de Lágrimas (c.1750 – c.1816), próxima à Vila de Minas Novas, na região norte da capitania de Minas Gerais. A instituição recebeu diversas mulheres: solteiras, casadas ou viúvas para que se dedicassem à Oração e à instrução necessária para uma determinada formação religiosa. A documentação consultada demonstra a instrução e a capacidade de letramento que era exigido das recolhidas. Os indícios de letramento, tanto para a celebração do Ofício Divino, quanto para a formação nas Artes Liberais, estabelecem os princípios de letramento religioso na instituição. Pretende-se ainda analisar a transferência das recolhidas para o Arraial de Santa Cruz da Chapada em 1780.  

Biografia do Autor

Ana Cristina Pereira Lage, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Licenciada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Educacao (Historia, Filosofia e Educacao) pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e Doutorado em Educacao (Historia da Educacao), pela Faculdade de Educacao da Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Realizou o estagio de doutoramento intercalar na Universidade de Lisboa. Tem experiência no ensino e pesquisa em Historia. Atua nos seguintes temas:ensino de historia e historia da educacao. Professora da área de ensino de Historia dos cursos de Licenciatura em Historia, do Bacharelado em Humanidades e da linha de educacao do Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciencias Humanas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Vice coordenadora do Mestrado Profissional Interdisciplinar em Humanidades - UFVJM. 

Downloads

Publicado

2014-12-09

Como Citar

LAGE, A. C. P. Vale de Lágrimas: mulheres recolhidas no sertão de Minas Gerais na segunda metade do século XVIII. Revista de História Regional, [S. l.], v. 19, n. 2, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/7093. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê As formas e as funções escritas da palavra no Antigo Regime Luso-brasileiro