Redigir a intimidade: escrita mediada e relações sociais na América portuguesa

Autores

  • Silvia Rachi Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

escrita, oralidade, sociedade colonial, testamentos, Antigo Regime.

Resumo

Este artigo é um recorte de pesquisa mais abrangente, desenvolvida na Universidade Federal de Minas Gerais, por meio da qual investigamos os usos sociais da escrita feitos por Mulheres, na Capitania de Minas Gerais, no período de 1780-1822.  O corpus documental selecionado apresenta como principais fontes 557 testamentos post mortem pertencentes ao acervo do Arquivo do Museu do Ouro/Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM)/Casa Borba Gato, em Sabará/MG, referentes ao território da então Comarca do Rio das Velhas. Foram levantados todos os documentos de mulheres registrados no referido intervalo de tempo. Partimos do pressuposto de que esses sujeitos, nas sociedades do Antigo Regime, mesmo impossibilitados do acesso ao aprendizado das primeiras letras, usaram a escrita, via oralidade, redigindo por outras mãos. Para efeito de nossa análise, pautamo-nos em autores referenciais no estudo de nossa sociedade colonial, além de estabelecermos diálogo com a linguística.


Biografia do Autor

Silvia Rachi, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em História da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Especialista em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999). Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994). É professora do Departamento de História e da pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, bem como Assistente de Coordenação do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica da PUC Minas. Pesquisa acerca da cultura escrita na América portuguesa.

Downloads

Publicado

2014-12-09

Como Citar

RACHI, S. Redigir a intimidade: escrita mediada e relações sociais na América portuguesa. Revista de História Regional, [S. l.], v. 19, n. 2, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/7079. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê As formas e as funções escritas da palavra no Antigo Regime Luso-brasileiro