O cenário econômico da Revolução de 1923 (Rio Grande do Sul): mudança estrutural, crescimento e crise da pecuária

Autores

  • Ronaldo Herrlein Jr. PPGE-UFRGS

Palavras-chave:

história econômica, economia regional, Rio Grande do Sul

Resumo

O artigo apresenta o cenário econômico, mas também social e político, da Revolução de 1923 no Rio Grande do Sul. Para tanto, toma como referência, na primeira seção, uma visão geral sobre a transformação da economia estadual na 1ª República (1889-1930), indicando os determinantes de sua mudança estrutural. A seção seguinte enfoca os dois grandes projetos políticos em disputa na sociedade estadual. A última seção enfoca a crise da pecuária após a 1ª Guerra Mundial e suas relações imediatas com a Revolução de 1923. O artigo busca realizar, por um lado, uma abordagem de história econômica, considerando a evolução da economia estadual na longa duração, com foco nos determinantes do processo de desenvolvimento. Por outro lado, trata de explorar os movimentos da conjuntura econômica, que afetam imediatamente os agentes sociais e se conectam diretamente aos juízos morais e ações políticas.

Biografia do Autor

Ronaldo Herrlein Jr., PPGE-UFRGS

Professor e pesquisador do PPGE-UFRGS, atuando nas áreas de economia política, história econômica e desenvolvimento sócio-econômico.

Downloads

Publicado

2015-08-26

Como Citar

HERRLEIN JR., R. O cenário econômico da Revolução de 1923 (Rio Grande do Sul): mudança estrutural, crescimento e crise da pecuária. Revista de História Regional, [S. l.], v. 20, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/6935. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos