Sociabilidades nacionalizadas: clubes sociais do sul do Brasil no contexto da Primeira Guerra Mundial

Autores

  • Roswithia Weber Universidade Feevale
  • Eloísa Helena Capovilla da Luz Ramos UNISINOS

Palavras-chave:

História cultural

Resumo

O presente artigo analisa as repercussões de ações nacionalizadoras em clubes sociais, no contexto da Primeira Guerra Mundial, levadas a efeito pelas autoridades brasileiras sobre imigrantes alemães, no sul do Brasil, mais especificamente, em São Leopoldo/RS. Através de pesquisa documental demonstra como a sociabilidade nos clubes sociais fundados por alemães sofreu alterações.

Biografia do Autor

Roswithia Weber, Universidade Feevale

Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS), atuando nos cursos de História e Turismo. É professora pesquisadora junto ao Grupo de Pesquisa Cultura e Memória da Comunidade. Desenvolve pesquisas com ênfase em História Regional do Brasil, tematizando processos de construção de identidades locais; identidade étnica e relações interétnicas; identidade e turismo. Enfoca especialmente regiões de imigração alemã. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa CEP Feevale, vinculado nacionalmente à CONEP Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Integra, também, o Instituto Histórico de São Leopoldo/RS.

Eloísa Helena Capovilla da Luz Ramos, UNISINOS

Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1978), mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000. Atualmente é professor Adjunto II da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional, do Brasil e do Cone Sul, atuando na linha de pesquisa Migrações, Territórios e Grupos Étnicos. Trabalha com temas relacionados à imigração no Rio Grande do Sul, no Brasil e nos países do Cone Sul, entre os quais destacam-se: cidades e sociabilidades; memória, identidade e representação na/da e/imigração; patrimônio cultural imigrante.

Downloads

Publicado

2015-08-26

Como Citar

WEBER, R.; CAPOVILLA DA LUZ RAMOS, E. H. Sociabilidades nacionalizadas: clubes sociais do sul do Brasil no contexto da Primeira Guerra Mundial. Revista de História Regional, [S. l.], v. 20, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/6895. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.