Teologia da libertação: história crítica de um discurso intelectual-religioso

Autores

  • Antonio Paulo Benatte Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

História Cultural, religião, catolicismo, teologia da libertação

Resumo

Trata-se de nota de leitura de uma tese de doutorado defendida em 2012 na UNICAMP, sobre a teologia da libertação como discurso intelectual-religioso.

Biografia do Autor

Antonio Paulo Benatte, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (1993), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (1996) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Tem experiência docente na área de História, com ênfase em Teoria e Metodologia da História e com publicações na área. Realizou pesquisas em história regional, história do Brasil República e, atualmente, em pós-doutorado na Unicamp, investiga a história da leitura e recepção da Bíblia no pentecostalismo brasileiro. Foi bolsista do CNPq, da Capes e da Fapesp. Atuou como professor estagiário na área de Teoria da História na UNICAMP. Atua como pesquisador-colaborador no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Atuou como professor adjunto na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), na área de Teoria da História. É concursado na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na área de Teoria da História.

Downloads

Publicado

2013-12-13

Como Citar

BENATTE, A. P. Teologia da libertação: história crítica de um discurso intelectual-religioso. Revista de História Regional, [S. l.], v. 18, n. 2, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/5569. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Notas de Leitura