O “30 de Maio”: uma rebelião em Mato Grosso e a região de fronteira entre o Brasil e a Bolívia

Autores

  • Ernesto Cerveira de Sena Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Região de fronteira, Rebelião do Período Regencial, Brasil Império, Bolívia

Resumo

O “30 de Maio” foi uma rebelião ocorrida em Mato Grosso, durante o Período Regencial, tendo como principal alvo os portugueses “adotivos”. A partir desse movimento, novos grupos políticos surgiram na província, porém as repercussões foram além da baixada cuiabana, influenciando o governo central a transigir com as lideranças locais. Outro desdobramento importante foi a relação com a Bolívia, pois foi para a região de fronteira entre o Império e a República boliviana que fugiram alguns dos acusados de participar da rebelião. Os fugitivos passaram, então, a ser motivo de disputa diplomática, enquanto os dois países se preparavam para estabelecer uma linha divisória entre ambos que passaria, mais cedo ou mais tarde, na então indefinida zona fronteiriça, separando as duas jurisdições, como característica dos novos Estados nacionais. Essa região não delimitada entre o Brasil e a Bolívia era lugar considerado pouco povoado. Os que fugiram para lá, então, participavam de estratégias de colonização, além de serem trunfo para futuros acordos territoriais. Assim, essa região fronteiriça apresentava demandas próprias, não sendo simples caixa de ressonância das capitais de seus países, embora, como área limítrofe, fosse parte dos interesses das autoridades locais e nacionais.

Biografia do Autor

Ernesto Cerveira de Sena, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestrado e doutorado pela Universidade de Brasília em História. Pós-doutorando na Universidade Federal Fluminense. Professor da graduação e da pós-graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2013-12-13

Como Citar

SENA, E. C. de. O “30 de Maio”: uma rebelião em Mato Grosso e a região de fronteira entre o Brasil e a Bolívia. Revista de História Regional, [S. l.], v. 18, n. 2, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/5421. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos