Patrimônio cultural religioso no Paraná: O corpo e as duas “cabeças” da Igreja de São Sebastião de Porto de Cima (séculos XVIII ao XX)

Autores

  • Cláudia Eliane P. Marques Martinez Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

História Cultural, História da Arquitetura Religiosas, Patrimônio Religioso

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a história que envolve a construção da Igreja de São Sebastião do Porto de Cima, situada no município de Morretes (PR), durante os séculos XVIII e XIX. Ao longo do Oitocentos, a ermida passou por inúmeras reformas, que, curiosamente, construíram, no lado oposto da fachada original (setecentista), um novo frontispício, embora o “antigo” tenha sido mantido até os dias atuais. Para a execução desse trabalho, foram consultados os dossiês de tombamentos, as mensagens provinciais, além das fontes visuais. O desenrolar da história dessa igrejinha, construída em 1779, permitiu perceber algumas questões relacionadas ao patrimônio cultural religioso no Brasil e, por fim, a relação tríade que se estabeleceu entre a população, o poder público e um templo religioso ao longo de três séculos.O objetivo deste artigo é analisar a história que envolve a construção da Igreja de São Sebastião do Porto de Cima, situada no município de Morretes (PR), durante os séculos XVIII e XIX. Ao longo do Oitocentos, a ermida passou por inúmeras reformas, que, curiosamente, construíram, no lado oposto da fachada original (setecentista), um novo frontispício, embora o “antigo” tenha sido mantido até os dias atuais. Para a execução desse trabalho, foram consultados os dossiês de tombamentos, as mensagens provinciais, além das fontes visuais. O desenrolar da história dessa igrejinha, construída em 1779, permitiu perceber algumas questões relacionadas ao patrimônio cultural religioso no Brasil e, por fim, a relação tríade que se estabeleceu entre a população, o poder público e um templo religioso ao longo de três séculos.

Biografia do Autor

Cláudia Eliane P. Marques Martinez, Universidade Estadual de Londrina

Professor Adjunto do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Estadual de Londrina

Coordenadora da Especialização Patrimônio e História (2011 a 2013)

Atualmente faz estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais sob a supervisão do Prof. Dr. José Newton Coelho Meneses

Downloads

Publicado

2013-12-13

Como Citar

MARTINEZ, C. E. P. M. Patrimônio cultural religioso no Paraná: O corpo e as duas “cabeças” da Igreja de São Sebastião de Porto de Cima (séculos XVIII ao XX). Revista de História Regional, [S. l.], v. 18, n. 2, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/5400. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos