Movimento estudantil, reforma educacional e vigilância do Estado: estudantes paranaense fichados pelo DOPS, 1961 a 1964.

Autores

  • Ana Karine Braggio UEM
  • Alexandre Felipe Fiuza Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Movimento estudantil, vigilância política, DOPS.

Resumo

Ao se centrar no material e nas experiências educativas, culturais e políticas, produzidas entre 1961 e 1964, encontraremos um dos períodos mais férteis dos movimentos políticos e populares. Foi na década de 1960 que o movimento estudantil reivindicava a reforma educacional, visto que a educação era uma condição necessária para o desenvolvimento do país. As ações realizadas pelos estudantes foram vistas pela polícia política como uma ameaça à segurança pública, fazendo com que o movimento estudantil fosse estigmatizado como subversivo. Esta polícia, ao desempenhar uma função preventiva, com o intuito de coibir reações políticas adversas à ordem, desenvolveu um arquivo documental para poder funcionar, já que sua base era o gerenciamento de informações. Através deste acervo da Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS) agora em poder do Departamento Estadual do Arquivo Público, do Paraná, levantamos como os estudantes foram observados pela polícia política paranaense e como se desenrolou localmente a luta nacional em favor de reformas estruturais durante o governo João Goulart (1961-1964), e ao longo do governo estadual de Ney Braga (1961-1965).

Biografia do Autor

Ana Karine Braggio, UEM

Licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação pela UNIOESTE e Doutoranda em Educação pela UEM.

Alexandre Felipe Fiuza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor do Colegiado de Pedagogia e do Mestrado em Educação. Licenciado em História pela UFPB, Mestre em Educação pela UNICAMP, Doutor em História pela UNESP/ Assis e Pós-doutor em História Contemporânea pela Universidade Autônoma de Madri/ Espanha. Atualmente Coordenador do Mestrado em Educação da UNIOESTE/ Campus de Cascavel. Bolsista Produtividade da Fundação Araucária/ Paraná

Downloads

Publicado

2013-07-11

Como Citar

BRAGGIO, A. K.; FIUZA, A. F. Movimento estudantil, reforma educacional e vigilância do Estado: estudantes paranaense fichados pelo DOPS, 1961 a 1964. Revista de História Regional, [S. l.], v. 18, n. 1, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/4807. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos