Entre sete colinas: histórias e memórias na configuração do patrimônio de Uberaba

Autores

  • Sandra Mara Dantas Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

História e memória, Patrimônio Histórico, Uberaba

Resumo

Uberaba, no Triângulo Mineiro, emancipou-se na primeira metade do século XIX e adquiriu na segunda metade desse século, notoriedade em toda a região, polarizando as demais cidades e vilas. Pessoas de diferentes procedências afluíram à cidade que também teve sua paisagem urbana transformada com construções em estilo neoclássico, instalação de equipamentos de infraestrutura, expansão do sítio original, criação de normas de conduta e movimentação de capitais. É notório que na região central constituiu-se uma série de práticas (sociais, econômicas, culturais, escolares, religiosas) e sentidos e estes, por sua vez, foram diferentemente apropriados ao longo do tempo. Atualmente, essa área é reconhecida como de grande valor histórico e cultural pois para parte dos moradores, guarda memórias que definem aspectos de sua identidade e revela alguns dos modos que a cidade foi se transformando e incorporando/rejeitando novidades.

Biografia do Autor

Sandra Mara Dantas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

 

Bacharel, licenciada e mestre em História pela Universidade Federal de Uberlândia; doutora em História Social pela Unesp/Franca.

Professora Adjunta II do Departamento de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. É membro do NIEPHES (Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Política, História, Espaço, Educação e Sociedade) Linha de pesquisa: História, Memória e Historiografia. 

 

Downloads

Publicado

2013-07-11

Como Citar

DANTAS, S. M. Entre sete colinas: histórias e memórias na configuração do patrimônio de Uberaba. Revista de História Regional, [S. l.], v. 18, n. 1, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/4630. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos