A instrução pública primária na Província do Paraná: uma interpretação a partir da atuação do inspetor Joaquim Ignácio Silveira da Mota (1856-1857)

Autores

  • Juarez José Tuchinski dos Anjos Universidade Federal do Paraná
  • Etienne Baldez Louzada Barbosa Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Inspetor Geral, instrução pública primária, Paraná

Resumo

Na edição de quarta-feira, 21 de Maio de 1856, o jornal paranaense “O Dezenove deDezembro”, na coluna Ao correr da Pena, elogiava a escolha de Joaquim Ignácio Silveira daMota para o cargo de Inspetor Geral da Instrução Pública da Província do Paraná. O objetivodesta pesquisa é compreender, a partir das experiências desse sujeito enquanto Inspetor Geralna Província do Paraná, como a instrução pública primária foi produzida naquele período,suas finalidades e desafios na conjuntura dos primeiros anos da emancipação política da 5ªComarca de São Paulo. Embora anteriormente já houvesse ali uma rede de escolas, comodemonstrou Elvira Mari Kubo (1986), a hipótese perseguida foi de que durante a atuação deSilveira da Mota se configurou a escola dentro do projeto de administração gestado para anova Província, tendo por sua base, dentre outras coisas, a classificação dos saberes a seremensinados, qualificação do corpo docente e captação de recursos para a instrução pública. Oartigo divide-se em três partes. Na primeira, busca-se apresentar o contexto de atuação deSilveira da Mota – a sociedade provincial entre os anos de 1856-1857. Na segunda parte, sãoinvestigadas suas propostas para a escola primária paranaense. A terceira parte apontaalgumas tensões estabelecidas entre o Inspetor e seus contemporâneos em relação a aspectospolíticos ligados à instrução e evidenciados às vésperas da aprovação do PrimeiroRegulamento Geral da Instrução da Província do Paraná. Ao final, são tecidas algumasconsiderações, à guisa de conclusão.

Biografia do Autor

Juarez José Tuchinski dos Anjos, Universidade Federal do Paraná

Mestre e Doutorando na linha de História e Historiografia da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

Etienne Baldez Louzada Barbosa, Universidade Federal do Paraná

Mestranda na linha de História e Historiografia da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná

Downloads

Publicado

2013-07-11

Como Citar

TUCHINSKI DOS ANJOS, J. J.; LOUZADA BARBOSA, E. B. A instrução pública primária na Província do Paraná: uma interpretação a partir da atuação do inspetor Joaquim Ignácio Silveira da Mota (1856-1857). Revista de História Regional, [S. l.], v. 18, n. 1, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/4205. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos