Legião Brasileira de Assistência e o "projeto civilizador" instaurado em Chapecó/SC na década de 1940

Autores

  • Michele Rodrigues Tumelero IFSC
  • Cristiani Bereta da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

Projeto civilizador, LBA, Nacionalismo

Resumo

O presente artigo objetiva analisar o projeto disciplinador de práticas e costumes em Chapecó/SC a partir da instalação da Legião Brasileira de Assistência (LBA) na cidade, em 1943. A discussão proposta é resultado de pesquisas mais abrangentes – realizadas a partir de diferentes fontes documentais (impressos, relatórios, fotografias, cartas etc.) – que revelaram que o projeto instaurado em Chapecó nesse período teve como principais alvos crianças e mulheres. As políticas sociais criadas a partir das ações da LBA voltavam-se à saúde e à educação. Era a partir desses lugares que se buscava a reformulação dos hábitos e costumes da família nos espaços públicos e privados, elegendo-a como construtora e mantenedora de uma sociedade sadia, educada e organizada. O esforço em “civilizar” Chapecó foi feito num contexto de recrudescimento do nacionalismo e na busca de se integrar a cidade ao território catarinense. Antes representada como terra violenta, de indígenas e caboclos, Chapecó passa a ser alvo de projetos que objetivam deslocar essa ideia para a de terra de trabalho, de povo desbravador e educado, disposto a concretizar o ideal de cidade moderna e civilizada, integrada ao estado catarinense e, por extensão, à nação brasileira.

Biografia do Autor

Michele Rodrigues Tumelero, IFSC

Mestre em História (UDESC, 2010). Tutora a distância do Programa Universidade Aberta do Brasil na Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Bolsista Capes

Cristiani Bereta da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em História (UFSC, 2003). Estágio Pós-Doutoral na UNICAMP, área da Educação, Grupo Memória, (2010-2011). Professora do Departamento de História e dos Programas de Pós-Graduação em História e em Educação da UDESC.

Downloads

Publicado

2013-12-13

Como Citar

TUMELERO, M. R.; SILVA, C. B. da. Legião Brasileira de Assistência e o "projeto civilizador" instaurado em Chapecó/SC na década de 1940. Revista de História Regional, [S. l.], v. 18, n. 2, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/4156. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos