Uma campanha política para uma eleição que não aconteceu: as práticas propagandísticas dos integralistas em Garanhuns-PE (1936-1937).

Autores

  • Márcio Moraes

Palavras-chave:

Ação Integralista Brasileira, Garanhuns, campanha presidencial, loja maçônica,

Resumo

Nesse artigo discutiremos o envolvimento dos militantes da Ação Integralista Brasileira (AIB) no município de Garanhuns, no agreste pernambucano, durante a campanha presidencial de Plínio Salgado. O processo de construção da imagem pública de um candidato vai ser nossa principal meta. Para isso, analisaremos o jornal do núcleo da AIB local, intitulado de A Razão, meio pelo qual as propostas políticas desse grupo foram divulgadas aos leitores do referido periódico, entre os anos de 1936 e 1937. No entanto, as práticas propagandísticas dos integralistas na cidade não se deram sem a presença de uma oposição, conferimos uma atenção especial aos membros da loja maçônica O Mensageiro do Bem, que desempenharam uma ferrenha campanha de oposição à candidatura do líder da AIB, apoiando, em contrapartida, o nome do então presidenciável José Américo de Almeida. Desse modo, buscaremos analisar como uma campanha política de âmbito nacional, igual à de Salgado, interferiu no cotidiano desta cidade do interior pernambucano.

 

Biografia do Autor

Márcio Moraes

Graduado em licenciatura Plena em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Mestre em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Possuindo experiência na área de ensino e na pesquisa no campo da História, com ênfase em História do Brasil, estudando especificamente a atuação da Ação Integralista Brasileira (AIB) na cidade de Garanhuns-PE entre os anos que correspondem ao Estado Novo (1937-1945).

Downloads

Publicado

2013-02-07

Como Citar

MORAES, M. Uma campanha política para uma eleição que não aconteceu: as práticas propagandísticas dos integralistas em Garanhuns-PE (1936-1937). Revista de História Regional, [S. l.], v. 17, n. 2, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/4083. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos