Mito e imaginário social: uma proposta de análise acerca da atuação da DOPS em relação ao PCB no norte do Paraná (1945-1953)

Autores

  • Verônica Karina Ipólito Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Palavras-chave:

História Política

Resumo

O objetivo central deste trabalho é analisar as representações da Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS) frente à atuação dos militantes do Partido Comunista do Brasil (PCB) na região norte do Paraná no período compreendido entre o fim do regime estadonovista e a promulgação da Lei de Segurança Nacional (LSN) em 1953. Sendo a DOPS um órgão de controle social se levará em conta os mecanismos de repressão acionados pelo Estado, cujo objetivo era manter a ordem estabelecida. O período de 1945 a 1953, no estado do Paraná foi marcado pela efervescente organização dos trabalhadores rurais, sobretudo sintetizado na luta pela terra como foram os casos da Guerra de Porecatu, a Revolta do Sudoeste e por uma luta política cotidiana nas cidades sejam pelos debates políticos do final da Segunda Guerra, do processo de legalização do PCB e sua posterior proscrição ou dos constantes movimentos sociais urbanos. A atuação da polícia política neste período configura-se ainda pelo controle político-cultural ou de qualquer forma de expressão que signifique ameaça à ordem social estabelecida. A abordagem da pesquisa dará destaque à cultura política ressaltando o seu papel nas relações de poder, levando em conta as representações, valores, tradições e cultura dos atores sociais envolvidos nos movimentos. É intenção do trabalho, portanto, demonstrar que o período aqui discutido se tratou de um período contraditório, onde na teoria havia liberdade, mas na prática o poder do Estado inibia direitos de decidir e agir.

Biografia do Autor

Verônica Karina Ipólito, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Mestre em História (linha de pesquisa: Política e Movimentos sociais) pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Maringá (2009). Especialista em Concepções em Ética e Política pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (2010). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2010). Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá. Doutoranda em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Assis). Foi Professora Assistente (colaboradora) na Universidade Estadual de Maringá (UEM) entre os anos de 2010 a 2012.

Downloads

Publicado

2014-07-23

Como Citar

IPÓLITO, V. K. Mito e imaginário social: uma proposta de análise acerca da atuação da DOPS em relação ao PCB no norte do Paraná (1945-1953). Revista de História Regional, [S. l.], v. 19, n. 1, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/4045. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.