Um “Chão Bruto” na história de Paranavaí? reconstruções dramáticas de uma origem local. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.17i1.0008

Autores

  • Victor Garcia Miranda Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Narrativa Performática, Paulo Campos, História de Paranavaí, Memória local.

Resumo

O presente artigo é dividido em duas partes mui díspares, mesmo que complementares. A primeira é constituída por uma densa e extensa descrição e análise, sob curso diacrônico, da obra “Chão Bruto” de Paulo Campos e do conjunto de experiências sócio-históricas que envolvem as performances de quem produziu o texto, de quem o leu e dos sujeitos/personagens que surgem no desenrolar narrativo. Nota-se que os contextos históricos de enredo intratextual (um suposto processo de colonização da região de Paranavaí-PR) e do vivido pelo autor (os anos de ditadura civil-militar brasileira) misturam-se numa proposta de retomada de uma história das origens locais em que, numa versão bastante pessoal, os oprimidos fizeram justiça perante os desmandos autoritários de certo coronel. No segundo momento, de um modo analítico-sincrônico, descobrem-se as implicações da narrativa de Chão Bruto para o senso comum sobre as origens de Paranavaí. Assim, percebe-se a relevância de um texto literário para que um povo construa a sua própria história. Ao fim, chega-se à conclusão de que literatura e história misturam-se em Paranavaí, e que isso proporciona uma relativa conscientização, no constructo de uma memória coletiva, a respeito da violência com que foi conduzido o processo de colonização local.

Biografia do Autor

Victor Garcia Miranda, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Cientista Social, etnógrafo, pesquisador de temas referentes a  História Urbana e Sociologia do Conhecimento. Graduado em História e Mestre em Ciências Sociais pela pela Universidade Estadual de Maringá  (UEM). Doutorando em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Prof. no curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Cientista Social, etnógrafo, pesquisador de temas referentes a  História Urbana e Sociologia do Conhecimento. Graduado em História e Mestre em Ciências Sociais pela pela Universidade Estadual de Maringá  (UEM). Doutorando em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Prof. no curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

 

Downloads

Publicado

2012-10-16

Como Citar

MIRANDA, V. G. Um “Chão Bruto” na história de Paranavaí? reconstruções dramáticas de uma origem local. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.17i1.0008. Revista de História Regional, [S. l.], v. 17, n. 1, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/3481. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos