A criação das fazendas-modelo em Minas Gerais: uma política pública para a educação profissional agrícola na Primeira República (1906-1914)

Autores

  • Daniela Pereira Versieux INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS
  • Irlen Antônio Gonçalves Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Palavras-chave:

fazendas modelo, história do ensino agrícola, política pública

Resumo

Este artigo objetiva compreender como a política de se fundar fazendas-modelo em Minas Gerais durante o mandato do presidente do Estado João Pinheiro da Silva (1906-1908) foi tecida por parte da intelectualidade que estava no poder e como foi geradora de proposições de instituições voltadas para a formação do trabalhador do campo. Objetiva também captar alguns indícios da materialidade das fazendas-modelo que existiram no período. Para tal, optamos por cruzar e problematizar os dados obtidos nas seguintes fontes primárias: legislação estadual; anais do Congresso Legislativo Mineiro; textos de João Pinheiro da Silva (mensagens presidenciais, cartas recebidas e expedidas e textos publicados no jornal Minas Gerais); relatórios da diretoria de Agricultura do Estado de Minas Gerais. Pode-se considerar que as fazendas-modelo existiram enquanto instituições de ensino agrícola prático, voltadas para um público adulto e trabalhador e se inseriram num processo mais amplo de modernização da agricultura mineira.

Biografia do Autor

Daniela Pereira Versieux, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS

Professora da Educação Básica. Mestre em Educação Tecnológica. Possui interesse nas áreas de história da educação, história das ciências, ensino de ciências e biologia.

Downloads

Publicado

2013-07-11

Como Citar

VERSIEUX, D. P.; GONÇALVES, I. A. A criação das fazendas-modelo em Minas Gerais: uma política pública para a educação profissional agrícola na Primeira República (1906-1914). Revista de História Regional, [S. l.], v. 18, n. 1, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/3346. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos