Amazônia no domínio das águas: Hurley e a revista do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (1917-1938). DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.17i1.0003

Autores

  • Iza Vanesa Pedroso de Freitas Guimarães Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Palavras-chave:

Amazônia, Natureza, Identidade regional, Intelectuais

Resumo

Este artigo tem a intenção de analisar a produção dos intelectuais vinculados ao Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) no início do século XX, principalmente daquele que foi seu presidente, Henrique Jorge Hurley e seus desdobramentos no processo de construção de uma identidade regional. Trata-se de um trabalho de pesquisa histórica, cujas principais fontes analisadas correspondem aos volumes e fascículos da Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (RIHGP), publicados no período de 1917 a 1938. Essa análise compreende duas fases de produção desses intelectuais: a primeira em que dominou o naturalismo e o evolucionismo e a segunda em que predominou o jusnaturalismo fortemente influenciado pelas ideias de Hurley. Em ambas as fases, nos estudos acerca da natureza amazônica e do homem “da Amazônia”, as águas da Amazônia ocuparam lugar privilegiado.

Biografia do Autor

Iza Vanesa Pedroso de Freitas Guimarães, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

IZA VANESA PEDROSO DE FREITAS GUIMARÃES é Graduada em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Pará (2004); possui Mestrado em História Social da Amazônia também pela Universidade Federal do Pará (2007). Atualmente, é Professora Assistente da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Faz parte do corpo docente do Curso de Especialização em História e Historiografia da Amazônia. Tem experiência em Ensino Superior, Educação Profissional e Pesquisa em História, atuando na Área de História da Amazônia com as temáticas: História e Natureza, Círculos intelectuais, Cultura e Política e Ensino de História.

Downloads

Publicado

2012-10-16

Como Citar

GUIMARÃES, I. V. P. de F. Amazônia no domínio das águas: Hurley e a revista do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (1917-1938). DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.17i1.0003. Revista de História Regional, [S. l.], v. 17, n. 1, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/3207. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos