A atuação dos “déspotas do sertão” na implantação da ordem constitucional em Minas Gerais: a lógica do não conhecer subordinação. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.17i1.0001

Autores

  • Ana Rosa Cloclet Silva Puc-Campinas

Palavras-chave:

Constitucionalismo, Minas Gerais, potentados

Resumo

Este artigo busca mapear a natureza das tensões que envolveram os potentados do sertão mineiro, no momento da implementação do constitucionalismo na província. Portadores de recursos simbólicos e materiais e por temerem perder suas posições de mando e distinção social, estes homens resistiram aos enquadramentos institucionais em curso, resistindo ao processo de normatização da vida e instabilizando a já precária ordem vigente.

Biografia do Autor

Ana Rosa Cloclet Silva, Puc-Campinas

Ana Rosa Cloclet da Silva é Graduada em Ciências Econômicas pela Unicamp, mestre e Doutora em História pela mesma Universidade e pós-doutora pela Faculdade de História da USP. Autora dos livros Construção da Nação e Escravidão no pensamento de José Bonifácio. Campinas: Ed. Unicamp/Centro de Memória, 1999, e Inventando a Nação: Intelectuais ilustrados e Estadistas luso-brasileiros na crise do Antigo Regime português – 1750-1822. São Paulo: Hucitec, 2006, publicou ainda vários artigos e capítulos de livros focados na temática da formação do Estado e da Nação brasileiros. Desde 2008, é docente da Faculdade de História da PUC-Campinas, onde desenvolve Projeto de Pesquisa na mesma área. 

Downloads

Publicado

2012-10-16

Como Citar

SILVA, A. R. C. A atuação dos “déspotas do sertão” na implantação da ordem constitucional em Minas Gerais: a lógica do não conhecer subordinação. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.17i1.0001. Revista de História Regional, [S. l.], v. 17, n. 1, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/3130. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos