Gentes e paisagens do rio Iguaçu na viagem expedicionária dos engenheiros Keller em 1866. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.17i1.0002

Autores

  • Cezar Karpinski Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Rio Iguaçu, Paisagem, Meio ambiente, História regional

Resumo

 

Este artigo analisa o relatório da expedição ao rio Iguaçu feita em 1866 pelos engenheiros Keller e a relação histórica entre a construção da paisagem e a do espaço que se convencionou chamar de “Região do Médio Vale do Iguaçu”. Um dos objetivos é o de perceber como as descrições sobre o rio Iguaçu e suas características contribuem para as discussões historiográfi cas sobre a região. No caso específico do documento produzido pelos Keller, é possível perceber uma ligação discursiva entre rio, interesses governamentais e a rede de sociabilidades que se constituiu em torno de suas margens. Das descrições sobre os espaços físicos e naturais do rio Iguaçu por onde passaram os Keller, escapam narrativas instigantes sobre os ribeirinhos e seus modos de vida.

 

Biografia do Autor

Cezar Karpinski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002), mestrado e doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Suas pesquisas estão voltadas às diversas relações históricas entre homens/mulheres e meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: Hidrelétricas, Memórias, Subjetividades, Paisagens, Rio Iguaçu e Cataratas do Iguaçu.

Downloads

Publicado

2012-10-16

Como Citar

KARPINSKI, C. Gentes e paisagens do rio Iguaçu na viagem expedicionária dos engenheiros Keller em 1866. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.17i1.0002. Revista de História Regional, [S. l.], v. 17, n. 1, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2938. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos