Ritos e representações do paleolítico: uma leitura semiótica. Doi: http://dx.doi.org/10.5212/Rev.Hist.Reg.v.16i1.154180

Autores

  • Flávia Regina Marquetti FCL - UNESP
  • Pedro Paulo Abreu Funari UNICAMP

Palavras-chave:

Ritos, cenas, narrativa

Resumo

Resumo: O presente artigo aborda os vestígios encontrados nas cavernas do período Paleolítico e sua possível ligação com ritos iniciáticos, a análise pauta-se sobre uma leitura semiótica, na qual se busca a apreensão de uma estrutura narrativa mínima para as representações imagéticas, nas quais se descortina todo um universo ligado à caça, ao chifre e ao falo que estabelece um conjunto complementar com o feminino/caverna, e a representação de uma oposição entre vida e morte. Para tanto foram analisados elementos constitutivos das cenas representadas como localização geográfica, cores utilizadas e intencionalidade na representação.

Biografia do Autor

Flávia Regina Marquetti, FCL - UNESP

Porf. Doutora - Grupo de Pesquisa Arqueologia Histórica - UNICAMP e LINCEU FCLAR/UNESP; Letras: Grego/Estudos Literários

Pedro Paulo Abreu Funari, UNICAMP

PROF. DR. PROFESSOR TITULAR DA UNICAMP, DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA, IFCH/UNICAMP;ÁREA HISTÓRIA

Downloads

Publicado

2011-08-04

Como Citar

MARQUETTI, F. R.; FUNARI, P. P. A. Ritos e representações do paleolítico: uma leitura semiótica. Doi: http://dx.doi.org/10.5212/Rev.Hist.Reg.v.16i1.154180. Revista de História Regional, [S. l.], v. 16, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2561. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos