Cidades mortas, cidades vivas: memória, identidade e espaço em Santa Rosa de Viterbo. Doi: http://dx.doi.org/10.5212/Rev.Hist.Reg.v.16i1.181208

Autores

  • Willian Eduardo Righini de Souza Universidade de São Paulo
  • Giulia Giulia Crippa Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Interior Paulista, Cultura Caipira, História Oral, Memória Social.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as transformações econômicas, sociais e culturais no município de Santa Rosa de Viterbo, São Paulo, durante o século XX e início de XXI, principalmente a partir da década de 1960. Para isto, são apresentadas descrições de pequenas cidades do interior pela literatura brasileira, a documentação selecionada nas instituições locais e entrevistas com moradores. Como resultados, são discutidas as características que identificam Santa Rosa e, supostamente, cidades de pequeno porte, além de possibilitar uma reflexão sobre a história local.

Biografia do Autor

Willian Eduardo Righini de Souza, Universidade de São Paulo

Graduado em Ciência da Informação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP. Mestrando em Ciências da Informação pela Escola de Comunicação e Artes - USP.

Giulia Giulia Crippa, Universidade de São Paulo

 

 

 

Possui graduação em Lettere Moderne - Universitá degli Studi di Bologna (1993), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto, no curso de Ciência da Informação e Documentação, e também professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da ECA-USP.

 

Downloads

Publicado

2011-08-04

Como Citar

SOUZA, W. E. R. de; GIULIA CRIPPA, G. Cidades mortas, cidades vivas: memória, identidade e espaço em Santa Rosa de Viterbo. Doi: http://dx.doi.org/10.5212/Rev.Hist.Reg.v.16i1.181208. Revista de História Regional, [S. l.], v. 16, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2427. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos