"Década da colheita": uma reflexão sobre as ações doutrinárias na Igreja Assembléia de Deus na década de 1990. Doi: http://dx.doi.org/10.5212/Rev.Hist.Reg.v.16i1.235270

Autores

  • Diogo da Silva Roiz UEMS/Amambai
  • André Dioney Fonseca UFGD

Palavras-chave:

Movimento Pentecostal, Assembléia de Deus, Mudanças Doutrinárias, Projeto Década da Colheita.

Resumo

Este artigo analisa as ações doutrinárias da Igreja Evangélica Assembléia de Deus – Ministério Missão de Belém – na década de 1990, momento de desenvolvimento do projeto de crescimento das Assembléias de Deus, denominado Década da Colheita. Para tanto, buscou-se situar esta instituição no campo religioso brasileiro e apreender como ela montou suas táticas em resposta às pressões sociais sofridas na década de 1990. Por fim, analisou-se as representações da liderança assembleiana sobre os “usos e costumes” praticados na instituição, no momento de desenvolvimento do projeto Década da Colheita.

Biografia do Autor

Diogo da Silva Roiz, UEMS/Amambai

Doutorando em História pela UFPR, bolsista CNPq. Mestre em História pela Unesp, Campus de Franca. Professor do Departamento de História da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, na unidade de Amambai, em afastamento integral para estudos.

André Dioney Fonseca, UFGD

Mestrando em História pela UFGD. Graduado em História pela UEMS

Downloads

Publicado

2011-08-04

Como Citar

ROIZ, D. da S.; FONSECA, A. D. "Década da colheita": uma reflexão sobre as ações doutrinárias na Igreja Assembléia de Deus na década de 1990. Doi: http://dx.doi.org/10.5212/Rev.Hist.Reg.v.16i1.235270. Revista de História Regional, [S. l.], v. 16, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2423. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos