Intelectuais e sistema de ensino livre no Paraná na década de 1910

Autores

  • Névio de Campos UEPG

Palavras-chave:

Intelectuais, Universidade, Ensino livre

Resumo

O presente artigo objetiva analisar os debates sobre ensino livre, promovidos por intelectuais paranaenses, à luz do contexto do Paraná do início do século XX, sem esquecer como pano de fundo as discussões estabelecidas nos contextos brasileiro e internacional. A análise desse debate sobre o problema do ensino livre no Estado está circunscrita ao processo de constituição da Universidade do Paraná (UP), ou seja, está atrelada à trajetória do grupo que estabeleceu tal instituição de ensino. Esta abordagem insere-se na história intelectual da educação, cuja preocupação consiste em reconstituir   as correntes filosóficas que interferiram nas visões de mundo, condicionando sistemas de percepção, apreciação e classificação, bem como a lógica dos interesses e das situações própria do grupo paranaense. Com base na história intelectual e no corpus documental é possível sustentar que os intelectuais paranaenses se apropriaram das acepções liberal e positivista de liberdade de ensino para defender a UP e se contrapor aos defensores do sistema oficial de ensino superior.

Biografia do Autor

Névio de Campos, UEPG

Doutor em Educação; Professor no Programa de Pós-Graduação  em Educação da UEGP; Pesquisador na área de história da educação.

Downloads

Publicado

2013-07-10

Como Citar

CAMPOS, N. de. Intelectuais e sistema de ensino livre no Paraná na década de 1910. Revista de História Regional, [S. l.], v. 18, n. 1, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2415. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos