Rotary Club, Maçonaria e Igreja Católica: “serviço social” e polêmica religiosa no Ceará nos anos de 1930. Doi: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.16i2.0007

Autores

  • Marcos José Diniz Silva Universidade Estadual do Ceará- UECE

Palavras-chave:

Maçonaria, Igreja Católica, moderno-espiritualismo

Resumo

Este artigo discute o processo de estabelecimento do Rotary Club no estado do Ceará, na década de 1930, com forte presença de maçons locais e adeptos de outras religiões, com acirrada oposição do clero católico no sentido de identificá-lo com mais um braço de poder Maçonaria. No bojo desses embates trabalha-se com as afinidades entre esses elementos espiritualistas, orientados por concepções religiosas cientificistas e esotéricas, às quais se vinculavam maçons, espíritas e teosofistas – que denominamos moderno-espiritualistas - e que desde o início do século XX alimentavam debates e embates religiosos, políticos e sociais com a Igreja Católica, utilizando-se, sobretudo, a imprensa local.

Palavras-chave: Rotary Club; Maçonaria; Igreja Católica; moderno-espiritualismo.

Biografia do Autor

Marcos José Diniz Silva, Universidade Estadual do Ceará- UECE

Professor do Curso de História da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC/ UECE. Graduado e Especialista em História. Mestre e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Autor do livro: No Compasso do Progresso: a Maçonaria e os trabalhadores cearenses. Fortaleza:Expressão Gráfica/NUDOC-UFC, 2007. Coleção Mundos do Trabalho. Trabalha com história das idéias, movimentos sociais, maçonaria e religião.

Downloads

Publicado

2012-03-30

Como Citar

SILVA, M. J. D. Rotary Club, Maçonaria e Igreja Católica: “serviço social” e polêmica religiosa no Ceará nos anos de 1930. Doi: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.16i2.0007. Revista de História Regional, [S. l.], v. 16, n. 2, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2390. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos