Dissertando Mariana para entender o Brasil: historiografia regional e História econômica de Minas Gerais após o auge da mineração. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.15i2.211234

Autores

  • Leandro Braga Andrade Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Região,

Resumo

As transformações que ocorreram na historiografia brasileira nos anos de 1980 foram marcadas pela revisão de teses tradicionais sobre a história do Brasil, sobretudo do período escravista, mas também pela valorização das abordagens regionais. Dessa forma, seguiram-se estudos com recortes regionais que debatiam, entre outros temas, os ritmos determinantes da economia colonial/imperial. O objetivo aqui é apresentar a produção de pesquisas que, recortando a cidade de Mariana, na região central de Minas Gerais, contribuíram para o debate acerca da economia regional após o auge da mineração. E, sendo essa região fundamental para a coerência das teses que defendiam a predominância das determinações externas, ou, ao contrário, a existência de relativa autonomia interna dos ritmos da economia escravista, as referidas pesquisas trouxeram contribuições importantes para a História Econômica do Brasil. O comércio e o consumo de alimentos, o comércio de escravos, as desigualdades entre roceiros e fazendeiros, ou mesmo a definição e o comportamento de uma camada camponesa, são temas que emergiram a partir da afirmação de que o Brasil escravista extrapolava o reduzido universo de uma economia exportadora e uma sociedade de apenas senhores e escravos. Foram analisadas dissertações de mestrado que tiveram Mariana como objeto de análise, nas décadas seguintes ao auge da mineração e no século XIX.

Biografia do Autor

Leandro Braga Andrade, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor de História nos ensinos fundamental e médio da rede estadual de ensino de Minas Gerais, entre os anos de 2006 e 2009, desenvolvvendo projetos na área de cidadania, educação e cultural. É doutorando do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui mestrado em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e graduação ( bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Ouro Preto (2005-2006); tem experiência em pesquisa com documentos históricos e produção científica na área de História Econômico-social de Minas Gerais no século XIX. 

Downloads

Publicado

2010-12-09

Como Citar

ANDRADE, L. B. Dissertando Mariana para entender o Brasil: historiografia regional e História econômica de Minas Gerais após o auge da mineração. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.15i2.211234. Revista de História Regional, [S. l.], v. 15, n. 2, 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2378. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.