História e Região: inovação e industrialização na economia salineira fluminense. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.15i2.184210

Autores

  • Walter Luiz Carneiro de Mattos Pereira Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

História Regional, História Econômica, História de Empresas, História e Desenvolvimento.

Resumo

O artigo pretende retomar a história da indústria extrativa do sal e de seus derivados na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, tema pouco estudado pela historiografia.  Cabe ressaltar que a produção salineira fluminense desde o século XIX expressava junto com o café e a cana-de-açúcar um dos principais itens da economia fluminense.  No segundo governo Vargas, as antigas salinas iriam conviver com a reestruturação do parque salineiro, em face da remodelação e implantação de novas empresas, com o apoio do Estado, como a Companhia Salinas Perynas e a Refinaria Nacional do Sal, imprimindo mudanças na paisagem regional. Para superar a dependência ao produto importado e a frágil indústria de álcalis sódicos no país, cuja material prima básica era o sal, o esforço maior resultaria da criação na Companhia Nacional de Álcalis – CNA, como parte do projeto nacional-desenvolvimentista. 

Biografia do Autor

Walter Luiz Carneiro de Mattos Pereira, Universidade Federal Fluminense

Graduação, mestrado e doutorado em História, com ênfase em História Regional e Econômica.  Professor Adjunto de História Econômica, do Departamento de Ciências da Sociedade, do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, da Universidade Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2010-12-09

Como Citar

PEREIRA, W. L. C. de M. História e Região: inovação e industrialização na economia salineira fluminense. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.15i2.184210. Revista de História Regional, [S. l.], v. 15, n. 2, 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2377. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos