HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DOS CAFEICULTORES NO PARANÁ: O COTIDIANO E AS PRÁTICAS DE TRABALHO DA POPULAÇÃO DE MARIALVA (1940 - 1960). DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.15i1.303329

Autores

  • Amanda Palomo Alves Universidade Estadual de Maringá
  • Sandra C.A. Pelegrini Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

História Cultural, Região.

Resumo

 

O presente artigo pretende, a partir de registros de histórias de vida, destacar alguns aspectos sobre o cotidiano e as práticas de trabalho das pessoas que viveram no Município de Marialva (região Noroeste do Paraná) entre os anos de 1940 e 1960. Além da coleta de depoimentos orais de alguns dos primeiros moradores da cidade, recorremos ao uso de fotografi as referentes ao período mencionado. Os temas representados nas memórias fotográfi cas pautaram-se sobretudo, no trabalho e no cotidiano das famílias que cresceram em torno da economia cafeeira e as histórias rememoradas pelos antigos moradores de Marialva nos permitiram refletir sobre as experiências vividas por estes sujeitos históricos no período em questão.

 

Biografia do Autor

Amanda Palomo Alves, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá; Pesquisadora do Centro de Estudos das Artes e do Patrimônio Cultural (CEAPAC/UEM); Pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros (NEIAB/UEM).

Sandra C.A. Pelegrini, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em História pela Universidade de São Paulo; Docente da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Coordenadora do Centro de Estudos das Artes e do Patrimônio Cultural (CEAPAC/UEM); Pesquisadora do NEE/UNICAMP; Consultora do Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnología para el desarrollo -CYTED (Madri-Espanha).

Downloads

Publicado

2010-08-12

Como Citar

ALVES, A. P.; PELEGRINI, S. C. HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DOS CAFEICULTORES NO PARANÁ: O COTIDIANO E AS PRÁTICAS DE TRABALHO DA POPULAÇÃO DE MARIALVA (1940 - 1960). DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.15i1.303329. Revista de História Regional, [S. l.], v. 15, n. 1, 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2369. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.