VUOI TU VENIRE IN MERICA? VENTURAS E DESVENTURAS DA IMIGRAÇÃO ITALIANA EM SÃO CARLOS. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.15i1.194228

Autores

  • Ailton Pereira Morila Ceunes-UFES

Palavras-chave:

imigração italiana, São Carlos (SP), cartas de imigrantes, trabalho

Resumo

Utilizando canções, poemas e cartas, este artigo busca reconstituir a trajetória de alguns imigrantes italianos. Desde as razões para emigrar da Itália, a influência da propaganda imigrantista na escolha do Brasil como destino, a chegada em São Paulo na Hospedaria dos Imigrantes até o encaminhamento para fazendas na região de São Carlos, interior de São Paulo.  Como viveram, as dificuldades que enfrentaram na região, enfim as venturas e desventuras do viver em São Carlos completam a trajetória destes imigrantes que em algum momento de suas vidas responderam sim a pergunta: você vai para a América?

Biografia do Autor

Ailton Pereira Morila, Ceunes-UFES

Professor do Departamento de Educação e Ciências Humanas do CEUNES-UFES. Bacharel em História, mestre e doutor em educação pela USP.

Downloads

Publicado

2010-08-12

Como Citar

MORILA, A. P. VUOI TU VENIRE IN MERICA? VENTURAS E DESVENTURAS DA IMIGRAÇÃO ITALIANA EM SÃO CARLOS. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.15i1.194228. Revista de História Regional, [S. l.], v. 15, n. 1, 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2366. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos