O trabalhador-financista: uma síntese histórica da gestão dos contraditórios da identidade laboral nos fluxos financeiros. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.14i2.178205

Autores

  • Ivan Jairo Junckes Faculdade União

Palavras-chave:

identidade, bancários, sindicalismo, sistema financeiro, bancos

Resumo

Este artigo analisa a estruturação identitária dos trabalhadores em bancos abordando três fatores re-constitutivos da identidade dos bancários brasileiros nas últimas décadas: a redefinição da composição orgânica da categoria bancária após a desnacionalização do setor bancário no Brasil, os novos mecanismos de subsunção desses trabalhadores no mundo das finanças e as alterações nas noções de territorialidade e temporalidade dos bancários decorrentes da reestruturação financeira ocorrida no país na virada do século. Com base em pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas realizadas com dirigentes e representantes patronais, militantes e dirigentes sindicais, é apontada a constituição de um trabalhador agente do capital-trabalho que denominamos bancário-financista.

Biografia do Autor

Ivan Jairo Junckes, Faculdade União

Possui graduação em Psicologia (1989), mestrado (1997) e doutorado (2004) em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atualmente é professor na Faculdade União (disciplina de Sociologia para cursos de Direito e Administração), em Ponta Grossa PR, e membro de grupos de pesquisa na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e na UFSC, em Florianópolis SC. Tem experiência em pesquisa nas áreas de sociologia do trabalho, sociologia de gênero e sociologia financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento estratégico, gestão de projetos, administração pública, gênero, financeirização mundial, organização do trabalho e sindicalismo.

Downloads

Publicado

2010-04-07

Como Citar

JUNCKES, I. J. O trabalhador-financista: uma síntese histórica da gestão dos contraditórios da identidade laboral nos fluxos financeiros. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.14i2.178205. Revista de História Regional, [S. l.], v. 14, n. 2, 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2357. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos