A Hermenêutica e a origem dos faxinais. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.14i2.127153

Autores

  • José Adilçon Campigoto Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná, UNICENTRO
  • Aldo Nelson Bona UNICENTRO

Palavras-chave:

Hermenêutica, faxinal, origem

Resumo

RESUMO: As relações entre a produção do conhecimento histórico e a arte da interpretação, a partir das ponderações feitas por Hans-Georg Gadamer em Verdade e método, abraçando a hermenêutica como atitude investigativa são discutidas no presente texto. O ponto de partida para a ancoragem da interpretação é um objeto palpável: o sistema de faxinal, existente na região sul do Brasil, que consiste em certo modo de utilização comum das terras para a criação de animais e que se tem classificado como manifestação cultural pertencente à categoria dos povos tradicionais. Trata-se de fenômeno que vem merecendo a atenção de cientistas vinculados a várias áreas do conhecimento, que buscam, pela investigação, o reconhecimento legal destes chamados grupos marginais. Não é diferente o desafio encarado pelos historiadores da cultura. O objetivo deste artigo, mais do que compreender a construção do sentido histórico desse modo de organização, consiste em investigar como se conta a história dos faxinais (e por extensão, dos povos excluídos) num momento que representa, pelo menos para alguns, a aceleração do desaparecimento do sistema.

Biografia do Autor

José Adilçon Campigoto, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná, UNICENTRO

Departamento de História.

Aldo Nelson Bona, UNICENTRO

possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1992) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste em Convênio com a Universidade Estadual de Campinas (1997). Está cursando Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor Assitente D da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO, onde exerce, também, a função de Vice-Reitor. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Fundamentos Filosóficos da Educação e em História e Filosofia da Ciência, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, epistemologia e teoria da história.

Downloads

Publicado

2010-04-07

Como Citar

CAMPIGOTO, J. A.; BONA, A. N. A Hermenêutica e a origem dos faxinais. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.14i2.127153. Revista de História Regional, [S. l.], v. 14, n. 2, 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2355. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos