Pelas ruas, de porta em porta. Verdureiros, quitandeiras e o comércio ambulante de alimentos em Campinas na passagem do império à república. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.14i2.053081

Autores

  • Valter Martins UNICENTRO-IRATI

Palavras-chave:

Campinas, HIstória Econômica, Abastecimento

Resumo

O artigo analisa aspectos do comércio ambulante de alimentos na cidade de Campinas nas últimas décadas do século XIX e início do XX. Discute como as mudanças urbanas naquele período atingiram o cotidiano dos envolvidos com o abastecimento. Verdureiros e quitandeiras tinham dificuldades em seus encontros com os fiscais e com as restrições das Posturas Municipais ao seu trabalho e ao seu modo de ser enquanto uma nova urbanidade aos poucos se consolidava.

Biografia do Autor

Valter Martins, UNICENTRO-IRATI

Graduado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1988), mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (1995) e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2001). Atua na área de História, com ênfase em História do Brasil e especiamente durante o século XIX, envolvento o cotidiano da vida nas cidades e seu abastecimento com alimentos e as transformações em seu espaço. Até o momento, a cidade de Campinas - SP tem sido seu principal foco de interesse.

Downloads

Publicado

2010-04-07

Como Citar

MARTINS, V. Pelas ruas, de porta em porta. Verdureiros, quitandeiras e o comércio ambulante de alimentos em Campinas na passagem do império à república. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.14i2.053081. Revista de História Regional, [S. l.], v. 14, n. 2, 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2352. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos