Os "fetichistas" do Rio Grande do Sul sob a luz do progresso: a prática da Diretoria de Terras e Colonização

Autores

  • Cintia Régia Rodrigues Facinter

Palavras-chave:

Região

Resumo

Resumo O presente artigo analisa a prática da Diretoria de Terras e Colonização (1908-1928) para com as populações nativas, esta que busca empreender o progresso no Estado, ligada ao Partido Republicano Rio-Grandense (PRR). A DTC fora alicerçada com o intuito de constituir-se como um dos projetos de modernização do governo sul-riograndense, pautado nos ideais comteanos. Tendo como pano de fundo a questão de terras no Rio Grande do Sul, visto que as populações autóctones impediam o avanço das frentes nacionais. Palavras-Chave: Populações Nativas, Política Indigenista, Positivismo.

Biografia do Autor

Cintia Régia Rodrigues, Facinter

Doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos _ Unisinos, desenvolveu a tese intitulada: “AS POPULAÇÕES NATIVAS SOB A LUZ DA MODERNIDADE: A PROTEÇÃO FRATERNA NO RIO GRANDE DO SUL (1908-1928)”. Atua na Facinter, no Programa de Pós-Graduação de Ciências Humanas e Educação

Downloads

Publicado

2009-09-09

Como Citar

RODRIGUES, C. R. Os "fetichistas" do Rio Grande do Sul sob a luz do progresso: a prática da Diretoria de Terras e Colonização. Revista de História Regional, [S. l.], v. 14, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2285. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.