Os Trilhos do Progresso: Intenções de comunicação via estrada de ferro entre Paraná e Mato Grosso na passagem do século XIX ao XX

Autores

  • Fernanda Lorandi Lorenzetti Universidade Federal da Grande Dourados
  • Bruno Torquato Silva Ferreira Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Projetos ferroviários, progresso, nacionalização

Resumo

O objetivo é analisar alguns projetos de engenheiros, jornalistas e políticos que visavam ligar o Estado do Paraná à Mato Grosso no período cronológico que abrange a segunda metade do século XIX até os anos iniciais do século XX. Especificamente analisar-se-á uma matéria jornalística veiculada em 1903 no jornal O Guarapuavano de autoria do jornalista e militar Luiz Cleve. Na citada reportagem o autor apresenta alguns projetos ferroviários, como por exemplo, dos engenheiros Francisco Tourinho, Beaurepaire Rohan, dos irmãos Rebouças, entre outros. A tônica destes projetos, bem como da reportagem de Cleve, foi a necessidade de ligar o extremo-oeste paranaense e Mato Grosso ao Atlântico, numa tentativa de nacionalizar e civilizar essas regiões, na época, consideradas redutos de barbárie e incivilidade.

Biografia do Autor

Fernanda Lorandi Lorenzetti, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduou-se em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) no ano de 2004. Atuou como professora da rede estadual de educação pública do Estado de Mato Grosso do Sul e é aluna do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Tem interesse nas áreas de Identidades e Representações, História Regional do Paraná e História Intelectual.

Bruno Torquato Silva Ferreira, Universidade Federal da Grande Dourados

possui graduação em História (Licenciatura) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006). Atualmente é professor do curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Em 2005/2006 realizou estágio no Centro de Memória do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul e trabalho de Iniciação Científica na Universidade onde concluiu a graduação. Tem interesse na área de História do Brasil, com ênfase em História Militar e Regional de Mato Grosso do Sul, principalmente no seguinte tema: Exército - Campo Grande - Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2009-03-12

Como Citar

LORENZETTI, F. L.; FERREIRA, B. T. S. Os Trilhos do Progresso: Intenções de comunicação via estrada de ferro entre Paraná e Mato Grosso na passagem do século XIX ao XX. Revista de História Regional, [S. l.], v. 13, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2278. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos