Escravidão, crime e poder: a "rebeldia negra" e o processo político da abolição

Autores

  • Jonas Marçal Queiroz Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

escravidão, abolição da escravatura, rebeldia negra

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar certas atitudes de protesto dos escravos num contexto político específico, evitando, assim, confundir tais ações com as representações por elas suscitadas. Em primeiro lugar, procura-se salientar eventuais conexões entre as tentativas para restringir a entrada de cativos em São Paulo, na década de 1870, e uma série de assassinatos de senhores e feitores. Em seguida, discute-se as imbricações entre o processo de emancipação da escravatura e o jogo político do Império, propondo-se algumas reflexões acerca de intepretações veiculadas pela historiografia da Abolição sobre a "rebeldia negra". Procura-se, portanto, de ressaltar as contribuições específicas da experiência paulista para a compreensão daquele processo histórico.

Biografia do Autor

Jonas Marçal Queiroz, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em História pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto do Departamento de Artes e Humanidades. Área de História.

Downloads

Publicado

2009-03-10

Como Citar

QUEIROZ, J. M. Escravidão, crime e poder: a "rebeldia negra" e o processo político da abolição. Revista de História Regional, [S. l.], v. 13, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2269. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos