KOSSOY, Boris. Fotografia & História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001. Edição revista.

Autores

  • Francieli Lunelli Santos UEPG

Palavras-chave:

Fotografia, História, Iconografia, Iconologia

Resumo

A presente obra, como seu título faz referência, trata metodologicamente, a imagem fotográfica enquanto documento para a História, permeados pelos estudos iconográficos e iconológicos. Inicia contextualizando a história do retrato fotográfico, já inserido na lógica de consumo capitalista, mas que por outro lado, como aponta o autor, com papel determinante enquanto fonte de informações que se revelam, após sua leitura minuciosa, bem como forma de expressão artística. Segue, apresentando instrumentos e elementos para sua utilização em pesquisas históricas. Aponta, contudo, a necessidade de contextualização com os aparatos técnicos utilizados e a construção determinante na imagem por parte de seu autor: o fotógrafo. Enfim, orienta o pesquisador a buscar nos elementos constitutivos para análise iconográfica. E decifrar, por outro lado, os significados desse documento, amparado pela ótica iconológica. Com tal instrumental empreender a desmontagem técnica, cultural, estética e ideológica de imagens históricas.

Biografia do Autor

Francieli Lunelli Santos, UEPG

Licenciada em História em 2004 pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, com Especialização em História, Arte e Cultura, pela mesma instituição, concluída em 2006. Atualmente realiza o Curso de Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas, também pela UEPG e leciona a disciplina de História no Ensino Fundamental, rede particular em Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2008-05-15

Como Citar

SANTOS, F. L. KOSSOY, Boris. Fotografia & História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001. Edição revista. Revista de História Regional, [S. l.], v. 13, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2262. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Notas de Leitura