Norte do Paraná Sob vigilância: mapeamento e digitalização de fotografias produzidas pela DOPS-PR referentes à região Norte do Estado

Autores

  • André Porto Ancona Lopez Universidade de Brasília (UnB)
  • Matheus Vinicius Penteado Universidade Estadual de Maringa (UEM)
  • Luiz Miguel do Nascimento Universidade Estadual de Maringa (UEM)

Palavras-chave:

Delegacia de Ordem Política e Social do estado (DOPS/PR), DIGIFOTO, Fotografia, História Regional, Norte do Paraná

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar alguns resultados da pesquisa PIBIC-CNPq Norte do Paraná sob vigilância: mapeamento de fotografias da DOPS/PR referentes à região norte do Paraná. Esta região, durante a ditadura militar, foi palco de importantes eventos ligados ao embate de projetos políticos antagônicos, muitas vezes registrados pela Delegacia de Ordem Política e Social do estado (DOPS/PR) A singularidade da fotografia, enquanto documento histórico, foi nossa principal fonte de análise

Biografia do Autor

André Porto Ancona Lopez, Universidade de Brasília (UnB)

Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília (UnB), lotado no Departamento de Ciência da Informação e Documentação. Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação e História, com ênfase em Organização de Arquivos, atuando principalmente nos seguintes temas: documentos de arquivo, tipologia documental, instrumentos de pesquisa, fotografia e história social. Possui os seguntes títulos, todos pela Universidade de São Paulo (USP): Bacharelado em História (FFLCH-1989), Especialização em Organização de Arquivos (IEB/ECA-1990), Licenciatura em História (FE-1992), Mestrado em História Social (FFLCH-1994) e Doutorado em História Social (FFLCH-2000). Foi professor do curso de História da Universidade Estadual de Marigá (UEM) por mais de dez anos, até jan/2005.

Luiz Miguel do Nascimento, Universidade Estadual de Maringa (UEM)

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1987), mestrado em Historia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992) e doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC - (2003). Atualmente é professor adjunto C da Universidade Estadual de Maringá. Na graduação leciona História Contemporânea e no Mestrado ministra a disciplina de Hisóriografia e História Política. Na última década tem realizado trabalhos sobre história política, com destaque para os processos eleitorais. Nesses trabalhos tem sido privilegiado as dimensões social e cultural dos objetos investigados.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2008-05-15

Como Citar

LOPEZ, A. P. A.; PENTEADO, M. V.; NASCIMENTO, L. M. do. Norte do Paraná Sob vigilância: mapeamento e digitalização de fotografias produzidas pela DOPS-PR referentes à região Norte do Estado. Revista de História Regional, [S. l.], v. 13, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2259. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Notas de Pesquisa