A trajetória de adesão e resistência dos trabalhadores bancários à modernidade corporativista no Brasil

Autores

  • Ivan Jairo Junckes Faculdade União

Palavras-chave:

1. sindicalismo, 2. bancários, 3. sistema financeiro, 4. trabalhadores,

Resumo

Este artigo analisa a constituição corporativista do sindicalismo bancário durante a primeira metade do século XX e os conflitos classistas entre banqueiros e trabalhadores em bancos que precederam o golpe de 1964. As alterações nas relações entre banqueiros e bancários são compreendidas nessa pesquisa como parte de um imenso campo de forças onde trabalhadores e capitalistas realizam acirrados conflitos, e também alianças, em complexas relações de disputa, resistência e cooperação que se desenvolvem entre suas diversas frações de classe. O processo permanente de redefinição das relações entre financistas e bancários, a formação e as influências das políticas corporativistas sobre a formação identitária dos trabalhadores e sobre a sua organização sindical fizeram parte da análise. Verifica-se a segmentação de classes e a constituição de grandes máquinas de assistencialismo sindical que conjugam táticas de organização e representação dos múltiplos interesses dos trabalhadores integrados aos objetivos estratégicos das corporações financistas, contribuindo assim para a conflituosa ampliação da subsunção real do trabalho no capital.

Biografia do Autor

Ivan Jairo Junckes, Faculdade União

Possui graduação em Psicologia (1989), mestrado (1997) e doutorado (2004) em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atualmente é professor na Faculdade União (disciplina de Sociologia para cursos de Direito e Administração), em Ponta Grossa PR, e membro de grupos de pesquisa na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e na UFSC, em Florianópolis SC. Tem experiência em pesquisa nas áreas de sociologia do trabalho, sociologia de gênero e sociologia financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento estratégico, gestão de projetos, administração pública, gênero, financeirização mundial, organização do trabalho e sindicalismo.

Downloads

Publicado

2008-05-15

Como Citar

JUNCKES, I. J. A trajetória de adesão e resistência dos trabalhadores bancários à modernidade corporativista no Brasil. Revista de História Regional, [S. l.], v. 13, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2256. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos