Impressões de um dirigente: Relatos e relatórios da Colônia Militar de Foz do Iguaçu nos anos de 1897-1898

Autores

  • Liliane Freitag UNICENTRO

Palavras-chave:

Military Colony of Foz do Iguacu, annual report, Colônia Militar de Foz do Iguaçu, Relatório

Resumo

O presente artigo é construído pela transcrição de dois documentos relativos à instalação da Colônia Militar de Foz do Iguaçu na região da tríplice fronteira Brasil Paraguai Argentina. A instalação desse empreendimento militar representa, no conjunto das estratégias políticogovernamentais do Império, um dos marcos de integração das fronteiras paranaenses ao Brasil. A documentação consiste em dois relatórios anuais, redigidos, respectivamente, nos anos 1897 e 1898, por Joaquim de Salles Torres Homem, administrador da referida Colônia, para lá designado no ano de 1897, pelo gabinete do então Ministro de Estado da Guerra na capital do Império. Esse corpus documental é significativo à medida que as informações nele contidas possibilitam um mergulho em um universo de impressões pessoais e de novos saberes sobre essa região de fronteira internacional. Tendo em vista que a produção historiográfica paranaense cristalizou saberes acerca desse empreendimento militar, pelo privilégio de determinadas fontes, nossa intenção é socializar o conteúdo desses dois relatórios anuais, possibilitando novas leituras acerca do empreendimento Colônia Militar de Foz do Iguaçu.

Biografia do Autor

Liliane Freitag, UNICENTRO

possui graduação em Historia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1991), mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em História [Franca] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professor não-titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, memória, Historiografia paranaense, região e sociedade.

Downloads

Publicado

2008-03-11

Como Citar

FREITAG, L. Impressões de um dirigente: Relatos e relatórios da Colônia Militar de Foz do Iguaçu nos anos de 1897-1898. Revista de História Regional, [S. l.], v. 12, n. 2, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2252. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos