Deslocamento cotidiano e gênero: acessibilidade diferencial de homens e mulheres ao espaço urbano de Ponta Grossa – Paraná

Autores

  • Márcio Ornat Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Joseli Maria Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Palavras-chave:

Espaço Urbano, Deslocamento Intra-Urbano, Gênero, Pobreza, Urban Space, Internal Urban Dislocation, Gender, Poverty

Resumo

Esta investigação tem como propósito compreender a co-relação entre o perfil de deslocamentos intra-urbanos cotidianos desenvolvidos por homens e mulheres e a reprodução diferenciada de suas condições de pobreza, tomando como referência empírica os moradores da Vila Dom Bosco e da Vila Nova em Ponta Grossa - PR. As características de deslocamento são atravessadas transversalmente pela questão do gênero, já que homens e mulheres possuem papéis diferenciados socialmente. Após entrevistas quantitativas e qualitativas em cento e quarenta e sete residências, constatou-se a existência de marcantes diferenças nas razões que levavam homens e mulheres a se deslocar no espaço, além da diferença de intensidade e o destino dos deslocamentos. Esta diferenciação é determinada pelos papéis sociais que nossa cultura tem construído para homens e mulheres, a representação do gênero feminino e masculino, assimetria que concatena o acesso diferencial de ambos ao espaço urbano.

Biografia do Autor

Joseli Maria Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Setor de Ciências Exatas Departamento de Geociências

Downloads

Publicado

2007-10-23

Como Citar

ORNAT, M.; SILVA, J. M. Deslocamento cotidiano e gênero: acessibilidade diferencial de homens e mulheres ao espaço urbano de Ponta Grossa – Paraná. Revista de História Regional, [S. l.], v. 12, n. 1, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2243. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos