Homens arando novas formas de ser e viver: bordando um outro sertão

Autores

  • José Clerton de Oliveira Martins Universidade de Fortaleza, UNIFOR
  • Iranilson Buriti de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande, UFCG
  • Liliana Leite Chagas Prefeitura Municipal de Caucaia, PMC

Palavras-chave:

sertão, gênero, cultura, trabalho, identidade, hinterland, gender, culture, labor, identity

Resumo

Este estudo discorre sobre as mudanças realizadas pelo homem sertanejo de atividade laboral rural, especificamente da agricultura, para uma nova ocupação no trabalho, o bordado, ocupação esta definida socialmente, até a atualidade, como um lugar dominado pelo gênero feminino. Trata-se de um estudo que envolve reflexões acerca das relações de gênero, trabalho e construção de identidades. O cenário dessa transição é o sertão do nordeste, de peculiaridades históricas vistas e ditas como predominantemente patriarcais e de pouca mobilidade social para aqueles que ali se encontram. Para efeito do estudo baseou-se numa abordagem metodológica qualitativa, sendo priorizada a etnografia e a fenomenologia. Os resultados nos mostram a adaptabilidade motivada pela sobrevivência, além de uma tolerância e pouca resistência aos modelos que se apresentam como fonte alternativa de trabalho no sertão.

Biografia do Autor

José Clerton de Oliveira Martins, Universidade de Fortaleza, UNIFOR

Doutor em Psicologia (1998/2001) pela Universidad de Barcelona(Espanha), com tese defendida sobre a Cultura das Organizações. Fez Pós-doutorado(CAPES) na Universidad de Deusto (Espanha), com projeto sobre Educação para o ócio no trabalho, na condição de professor visitante (2005/2006) do programa de doutorado em Ocio e Potencial Humano. É especialista pela Universidade Federal do Ceará em Administração de Recursos Humanos (1994), Gerência Geral de Marketing pela Universidade Estadual do Ceará (1998) e Cultura Folclórica Aplicada pelo Cefetce (2004). Atualmente é professor titular da Universidade de Fortaleza.

Iranilson Buriti de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Campina Grande (1994), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Atualmente é pesquisador do CNPq e membro do conselho editorial da Revista Mneme (1518-3394) e dedicação exclusiva da Universidade Federal de Campina Grande. Coordenador do Curso de Mestrado em História da UFCG.

Liliana Leite Chagas, Prefeitura Municipal de Caucaia, PMC

É graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2004) . Atualmente faz Mestrado ( fase final) em Psicologia pela Universidade de Fortaleza.

Downloads

Publicado

2007-10-16

Como Citar

MARTINS, J. C. de O.; OLIVEIRA, I. B. de; CHAGAS, L. L. Homens arando novas formas de ser e viver: bordando um outro sertão. Revista de História Regional, [S. l.], v. 12, n. 1, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2237. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos