FONTES PARA A HISTÓRIA ECLESIÁSTICA DOS CAMPOS GERAIS

Autores

  • Elizabeth Johansen Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Myriam Janet Sacchelli Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Rosângela Wosiack Zulian Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Palavras-chave:

Igreja Católica, Seminário Verbo Divino, organização de arquivo, Catholic Church, archive organization

Resumo

O projeto Fontes para a História Eclesiástica dos Campos Gerais não objetivou ações direcionadas a uma determinada comunidade externa à UEPG, mas salvaguardar, através de procedimentos técnicos, a documentação produzida pela Congregação do Verbo Divino, desde a sua instalação em Ponta Grossa, em 1903, até a atualidade. Além da documentação interna da Congregação, compõem o acervo: coleções de jornais, periódicos encadernados, livros, panfletos, relatórios, atas e anais de encontros nacionais, catálogos, fotografias etc. Tal quantidade se justifica pelo fato do Seminário Verbo Divino funcionar como sede da província SVD e, por este motivo, centralizar e recolher todos os materiais escritos que interessam à mesma. O projeto permite aos acadêmicos do Curso de Bacharelado em História a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos com as disciplinas de Arquivos, Museus e Patrimônio Histórico I e II.

Biografia do Autor

Elizabeth Johansen, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa, mestre em História pela Universidade Federal do Paraná.

Myriam Janet Sacchelli, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em História Econômica do Brasil pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Rosângela Wosiack Zulian, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa, doutoranda em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

2007-10-01

Como Citar

JOHANSEN, E.; SACCHELLI, M. J.; ZULIAN, R. W. FONTES PARA A HISTÓRIA ECLESIÁSTICA DOS CAMPOS GERAIS. Revista de História Regional, [S. l.], v. 11, n. 2, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2234. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Notas de Pesquisa