PADRE ANTÔNIO VIEIRA E A ECONOMIA PORTUGUESA NA ÉPOCA DA RESTAURAÇÃO

Autores

  • Leandro Henrique Magalhães Centro Universitário Filadélfia – UniFil

Palavras-chave:

Mercantilismo, Restauração Portuguesa, Mercantilism, Portuguese Restoration

Resumo

O século XVII foi um período de intensos conflitos entre Portugal e Espanha, devido ao fim da União Ibérica, no ano de 1640. Neste contexto, destacamos a figura do Padre Antônio Vieira, que devido à sua proximidade com o Rei D. João IV, apresentou uma série de projetos econômicos a serem implantados na América. Dentre os que tiveram sucesso, citamos a Implantação da Companhia de Comércio Ocidental, que iniciou suas atividades no ano de 1647. Um tema preponderante no discurso de Vieira era a necessidade do uso do dinheiro judeu para a realização de seus projetos, sendo este o único meio de Portugal vencer a guerra contra a Espanha e equilibrar suas contas. Outro fator importante e gerador de conflitos foi a defesa de Vieira para que todos, inclusive os nobres, pagassem tributos junto à Coroa. A partir de tais conflitos, pretendo demonstrar como o Padre Antônio Vieira entendia a Economia Portuguesa na Época da Restauração, dando destaque às ações que tiveram, ou poderia ter, ressonância na América Portuguesa, entendendo-o como representante de um pensamento mercantil que estava em conflito com outros modelos econômicos quer estavam sendo propostos.

Biografia do Autor

Leandro Henrique Magalhães, Centro Universitário Filadélfia – UniFil

Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná UFPR. Professor do Centro Universitário Filadélfia UniFil, de Londrina-PR. Áreas de Interesse: História de Portugal; História do Brasil Colonial; Messianismo Português; e Padre Antônio Vieira. Autor do Livro: A Restauração Portuguesa a partir do Discurso do Padre Antônio Vieira, publicado, em 2006, pela Editora aos Quatro Ventos, de Curitiba-PR.

Downloads

Publicado

2007-10-01

Como Citar

MAGALHÃES, L. H. PADRE ANTÔNIO VIEIRA E A ECONOMIA PORTUGUESA NA ÉPOCA DA RESTAURAÇÃO. Revista de História Regional, [S. l.], v. 11, n. 1, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2224. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos