ACERVO DE MEMÓRIA INSTITUCIONAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FEEVALE: POSSIBILIDADES DE PESQUISA

Autores

  • Gisele Becke Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Rodrigo Perla Martins Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Imprensa, representação, memória.

Resumo

O presente trabalho objetiva destacar possibilidades de pesquisa a partir da constituição de um acervo de clipagem jornalística do Centro Universitário Feevale, organizado e catalogado em projeto da Instituição, compreendendo matérias entre os anos de 1969 e 1994 sobre Educação, repercussões nacionais e a trajetória do estabelecimento de ensino. A partir da organização, seleção e análise do acervo, que contribui para a construção de uma memória institucional, trabalha-se com a perspectiva de que o desenvolvimento da própria Instituição foi acompanhado de uma expectativa e de uma visão entusiasta da imprensa local, que construiu a imagem de uma "universidade do futuro", que traria o Ensino Superior para Novo Hamburgo/RS, respondendo, assim, aos anseios da comunidade.

Biografia do Autor

Gisele Becke, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em História do Brasil pela PUCRS e docente do Centro Universitário FEEVALE. Doutoranda em Comunicação Social pela PUCRS.

Rodrigo Perla Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rodrigo Perla Martins é graduado em História (Licenciatura - 1995 e Bacharelado - 1996) e mestre em Ciência Política (1999) pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente cursa doutorado em História pela PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professor adjunto e coordenador dos cursos de História e Ciências Sociais na Feevale. Tem experiência na área de Ciência Política e História do Brasil Contemporâneo, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Externa Brasileira, Regime Militar, Governo Costa e Silva e Memória da Comunidade. Também é professor-pesquisador do Grupo de Pesquisa em Cultura e Memória da Comunidade na Feevale.

Downloads

Publicado

2007-10-01

Como Citar

BECKE, G.; MARTINS, R. P. ACERVO DE MEMÓRIA INSTITUCIONAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FEEVALE: POSSIBILIDADES DE PESQUISA. Revista de História Regional, [S. l.], v. 10, n. 2, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2216. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.